GERENCIADOR DE AERAÇÃO AUTOMÁTICO

Aeração de grãos.

Para se ter um ótimo resultado na conservação dos grãos armazenados em silos e em armazéns graneleiros é indispensável ter um sistema de aeração com controle automático.

Mas afinal o que é aeração com controle automático? 
É um sistema que auxilia em manter os grãos em temperatura e umidade excelentes para sua conservação, através da insuflação do ar natural de maneira controlada na massa de grãos.

Quando isso é feito de uma forma errada quais são as perdas?
Redução da quantidade (peso) dos grãos, redução da qualidade dos grãos e desperdício de energia elétrica sempre que a aeração for ligada em condições climáticas e horários desfavoráveis.

Um dos fatores que define o valor do grão é a sua qualidade e quando o processo de armazenagem é realizado de forma incorreta as perdas são consideráveis e visíveis na hora da classificação do produto para comercialização. 

Para cada porcentagem de água (umidade) perdida pelos grãos será perdido 1,135% de peso, pois a água que compõe o grão pesa mais do que a sua matéria seca. Supomos que em um silo com 75.000 sacos de milho tenha perdido 2% de umidade durante o período de armazenagem (dado nacional de perda), a perda de peso corresponderá a: 2% x 1,135% = 2,27% de perda de peso = 75.000 x 2,27% = 1.702 sacos de milho serão perdidos na forma de água.
– Este cálculo não contabiliza as perdas de qualidade, tais como, aumento de grãos ardidos por aquecimento, aumento de grão quebrado pelo excesso de secagem e contaminações por fungos e insetos.

Pensando nisso a BPS desenvolveu o Sistema de Controle Automático de Aeração – SCAE. A metodologia de trabalho do SCAE vem de uma experiência de 25 anos bem sucedida na condução do processo de armazenagem de grãos e comprovada por nossos clientes, que assegura a qualidade e quantidade do produto estocado.

IMAGEM PENDULO

Reduzindo a taxa de respiração de uma massa de grãos combatemos o aquecimento.

Este trabalho desenvolvido pela BPS é dividido em três etapas: Instalação de equipamentos eficientes e confiáveis, treinamento dos operadores envolvidos no processo e suporte técnico permanente.

Treinamento:

Toda máquina atinge sua máxima eficiência quando operada por profissionais capacitados. Com este pensamento a BPS fornece em conjunto com o Gerenciador de Aeração um treinamento operacional de programação do equipamento e também treinamento sobre conservação de grãos com ênfase nos seguintes tópicos: Comportamento dos grãos armazenados, características dos grãos armazenados, fatores físicos que afetam a qualidade dos grãos e orientações para uma boa conservação de grãos.  Acompanha os treinamentos,  apostilas e banner didático.

Suporte técnico:

A BPS disponibiliza suporte técnico permanente através de telefone e meios eletrônicos para auxiliar os operadores do sistema sempre que houver dúvidas sobre o processo de armazenagem e programações operacionais.

Aplicação:

Este equipamento tem como objetivo pré determinar a temperatura e a umidade relativa do ar que será injetado na massa de grãos através dos aeradores objetivando o resfriamento e consequentemente a conservação e manutenção de peso dos grãos armazenados.

Este sistema pode ser interligado a um microcomputador onde o processo passa a ser gerenciado e visualizado através de telas de programação e sinóticos animados por onde o operador terá em tempo real a posição de cada aerador, a temperatura e umidade ambiente, a indicação de chuva, defeitos elétricos no painel e da rede elétrica possibilitando o armazenamento de todos estes dados em períodos pré-determinados.

O sistema ainda conta com a vantagem de não precisar de um computador dedicado para o sistema, bastando o operador abrir o programa somente no momento que houver necessidade de leituras ou consulta de dados.