Dois municípios goianos estão entre os dez maiores em valor de produção no Brasil.

Dois municípios goianos estão entre os dez maiores em valor de produção no Brasil. Segundo a pesquisa de Produção Agrícola Municipal, Cristalina e Rio Verde ocupam a sétima e a nona posição, respectivamente, no ranking nacional.
Os dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são referentes a 2020 . Entre os Estados, Goiás aparece na sexta posição em VP agrícola total e em quarto em VP de grãos.
No cômputo geral, a pesquisa aponta um segundo recorde anual consecutivo do país em valor de produção, chegando a R$ 470,5 bilhões — crescimento de 30,4% em relação a 2019. A soja deu uma contribuição importante para o resultado.
A produção total da oleaginosa no país foi de 121,8 milhões de toneladas, alta de 6,5%. Em valor de produção, a cultura cresceu 35%, atingindo R$ 169,1 bilhões . Com estes números, a soja se manteve como principal produto da pauta brasileira de exportações. A produção nacional mais uma vez superou a produção americana, e o Brasil permaneceu como maior produtor mundial do grão.
Nacionalmente, a soja responde por 35,9% do valor da produção agrícola. Na sequência estão milho, 15,7%; cana, 12,9%; café 5,8%; algodão herbáceo, 4,1%; arroz, 2,5%; mandioca, 2,3%; laranja, 2,3%; feijão em grão, 2,3%; banana, 1,8%; e outros, 14,3%.