Dois municípios goianos estão entre os dez maiores em valor de produção no Brasil.

municípios goianos estão entre os dez maiores em valor de produção no Brasil.

Dois municípios goianos estão entre os dez maiores em valor de produção no Brasil. Segundo a pesquisa de Produção Agrícola Municipal, Cristalina e Rio Verde ocupam a sétima e a nona posição, respectivamente, no ranking nacional.

Os dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são referentes a 2020 . Entre os Estados, Goiás aparece na sexta posição em VP agrícola total e em quarto em VP de grãos.

No cômputo geral, a pesquisa aponta um segundo recorde anual consecutivo do país em valor de produção, chegando a R$ 470,5 bilhões — crescimento de 30,4% em relação a 2019. A soja deu uma contribuição importante para o resultado.

A produção total da oleaginosa no país foi de 121,8 milhões de toneladas, alta de 6,5%. Em valor de produção, a cultura cresceu 35%, atingindo R$ 169,1 bilhões . Com estes números, a soja se manteve como principal produto da pauta brasileira de exportações. A produção nacional mais uma vez superou a produção americana, e o Brasil permaneceu como maior produtor mundial do grão.

Nacionalmente, a soja responde por 35,9% do valor da produção agrícola. Na sequência estão milho, 15,7%; cana, 12,9%; café 5,8%; algodão herbáceo, 4,1%; arroz, 2,5%; mandioca, 2,3%; laranja, 2,3%; feijão em grão, 2,3%; banana, 1,8%; e outros, 14,3%.